Formatos


O MP3 (MPEG-1/2 Audio Layer 3) foi um dos primeiros tipos de compressão de áudio com perdas quase imperceptíveis ao ouvido humano. 
principal fonte de áudio na Internet, suportado por todos os players e pela grande maioria dos Gadgets, como rádios em geral, telefones celulares e iPods. Apesar de ser um formato Lossy, ultimamente os adeptos do MP3 estão se preocupando com a qualidade dos arquivos. Isto é possível ao ser observar a taxa de bitrate na hora da conversão do CD para o MP3:
32 kbps - Qualidade AM;
96 kbps - Qualidade FM;
128-160 kbps - Qualidade Standard (era o padrão na época do Napster);
192 kbps - Qualidade DAB (Digital Audio Broadcasting). É considerado o novo padrão de MP3. São poucas as pessoas que conseguem diferenciar arquivos desta qualidade e os de CD;
224-320 kbps - Qualidade aproximada à do disco CD.

 

O que significa Bitrate?

A taxa de Bitrate mostra a quantidade de bits (em média) por segundo de dados que será comprimido. Um MP3 em 320 Kbps transmite em média 320 bits por segundo, da mesma maneira que os outros números informam a quantidade de dados equivalentes.


Taxa de Bits variável (VBR - Variable Bit Rate)

Os exemplos citados acima são CBR (Constant BitRate), ou Bits Constantes, em português. Ele não varia ao longo da música. O segundo tipo, conforme o nome indica, é variável. Isto significa que em trechos mais complexos das músicas, aqueles com vários instrumentos e vozes, a taxa pode chegar a 320 Kbps, ao passo que em um trecho silencioso ela pode diminuir até os 128 Kbps, por exemplo. Isto resulta em um arquivo de boa qualidade sonora, mas de menor tamanho, se comparado à um de CBR.

Importante: se você já possui arquivos em 128 Kbps, de nada adiantará convertê-los para 190 Kbps ou para 320 Kbps, por exemplo. Como a música já foi compactada e perdeu qualidade, ela não ganhará de volta estes dados. Portanto, será necessário realizar a ripagem ou baixar novamente estes arquivos com maior bitrate. 



Advanced Audio Coding (AAC) é um esquema de codificação para compressão com perda de dados de som digital. Projetado para ser o sucessor do formato MP3.
Este formato de áudio está ganhando popularidade por causa da Apple. Apesar de suportar o MP3, o iPOD e o iPhone têm como padrão o formato AAC, mesmo a Apple não sendo a proprietária. O AAC é considerado pela maioria como um formato de maior qualidade em relação ao MP3.


Diferenças entre o MP3 e o AAC

O MP3 possui frequência de amostragem variável entre 16 kHz a 48 kHz, enquanto que o AAC varia entre 8 kHz e 96 kHz. O número de canais também é superior no AAC: 48 contra 5.1.

A taxa de compressão no AAC também resulta em arquivos com maior qualidade e de menor tamanho por parte do formato. Um arquivo de 96 Kbps em AAC oferece qualidade equivalente a um MP3 com 128 Kbps.